November 10, 2021
10:05
ESP
A perspectiva da diversidade em um caso de social service design.
Brenda Pignol Ramos, Cecilia Policastro
Gostaríamos de apresentar a forma como entendemos a diversidade a partir de uma abordagem intersetorial e como a perspectiva da diversidade pode enriquecer e ampliar as experiências de todos os usuários. Compartilharemos nossa abordagem com base em um caso concreto. A partir do qual foi possível realizar um diagnóstico abrangente do serviço de mamografia móvel prestado pela Avon e LALCEC na Argentina para mulheres entre 40 e 65 anos, sem cobertura médica, utilizando seu caminhão de mamografia. Por meio do social service design, trabalhamos para detectar as barreiras enfrentadas pelos seguintes perfis de usuários e propor um plano estratégico de melhoria: pessoas com deficiência motora em membros superiores e/ou inferiores, de baixa estatura, com corpos gordurosos, cegos e de baixa visão, surdos e com deficiência auditiva, deficientes intelectuais, adultos idosos, pessoas em um contexto de pobreza estrutural/tecnológica, com baixa alfabetização, pouca conectividade e homens transgênero. Queremos compartilhar nossa metodologia e a contribuição/visão de cada um dos 5 profissionais da equipe. Além disso, gostaríamos de compartilhar os conhecimentos de nossos clientes, depois que apresentamos o diagnóstico e eles entenderam estarmos falando de um serviço com uma "perspectiva de diversidade".
Brenda Pignol Ramos
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
A Brenda é formada em Administração e educadora. Concluindo os estudos de Antropologia Social e Política. Co-Diretora do Libertate, de onde acompanha a transformação cultural de empresas e organizações com foco na diversidade, deficiência e gênero. Presta consultoria e treinamento para grandes empresas em estratégias de Diversidade e Inclusão, Sustentabilidade, Gênero e Deficiência, acompanhando o desenho e redesenho de processos com uma perspectiva de diversidade. Colabora com uma grande equipe de mulheres, reunindo perspectivas multi e interdisciplinares que estão sempre evoluindo.
Cecilia Policastro
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Formada em Publicidade, com pós-graduação em Marketing Digital e mestrado em Tecnologias Acessíveis: Web, Aplicações e Dispositivos. É consultora de acessibilidade digital na Libertate e participou de vários projetos de pesquisa UX para grandes empresas. Possui mais de 15 anos de experiência no planejamento e execução de estratégias de comunicação em empresas e organizações sociais. Ministra treinamento em acessibilidade digital em instituições e empresas. Eu sou uma professora do Diploma UXDI. Design de experiências digitais (UNICEN).