November 11, 2021
14:50
ESP
Projetando a participação: estratégias a partir de uma perspectiva social
Catalina Hepp, Fernanda Romagnoli
Hoje enfrentamos diariamente centenas de problemas perversos, ou como é conhecido em inglês, wicked problems. Estes são problemas que não podem ser resolvidos de forma simples e unilateral, mas devem ser enfrentados de forma colaborativa e participativa. Contudo, a participação não é simples, ela tem seus próprios desafios e complexidades. Como designers, temos o objetivo de apoiar e promover a participação, atuando como articuladores sociais e colocando as ferramentas do design a serviço das comunidades. Em parceria com a Fernanda, trabalhamos em vários projetos sociais que abordam questões complexas, tais como educação, saúde e migração. Neste sentido, percebemos que a participação tem três requisitos fundamentais: deve ser gerenciada, contextualizada e crítica. Nesta palestra, vamos rever estes três conceitos, mostrar casos e situações da vida real para demonstrar a relevância de uma participação inclusiva.
Catalina Hepp
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Designer integral da Pontificia Universidad Católica de Chile, com foco em design de serviços e design estratégico. Atualmente ela trabalha como professora na Escola de Design da UC, ministrando o curso de Oficina de Design Estratégico Integrado e como coordenadora de transferência.
Fernanda Romagnoli
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Designer integral da Escola de Design, da Pontificia Universidad Católica de Chile. A Fernanda é Designer de Serviços e Interação na FJORD, o estúdio de Design e Inovação da Accenture.