November 11, 2021
09:05
ESP
Plataforma de Justiça Espacial: arquitetura como desculpa, agência social e design regenerativo
Mike Smith Masis
O design e a arquitetura servem como catalisadores para a agência nos espaços que habitamos. A arquitetura como desculpa, questiona a dialética social e espacial para além das fronteiras disciplinares; valorizar as experiências de design que envolveram vários atores e disciplinas onde a justiça espacial e o design regenerativo têm sido catalisadores para desenvolver uma plataforma com projetos que promovam ambientes regenerativos mais justos que dignifiquem a condição humana; representada em um corpo de trabalho nos últimos 15 anos.
Mike Smith
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Designer gráfico PUCV e MDes em Interaction Design CMU, EUA. Possui mais de vinte anos de experiência docente e profissional na área de design UX, pesquisa de usuários e gerenciamento de projetos digitais. Atualmente participa, com a Katherine, do núcleo de pesquisa de Acessibilidade e Inclusão da Universidade onde, com outras disciplinas, desenvolve pesquisas inclusivas com pessoas com deficiência intelectual para promover uma vida independente, cuidado e autodeterminação através de propostas de design universal. Também é diretor do programa de Mestrado em Arquitetura e Design da escola, onde participo da área de pesquisa "Forma, Cultura e Tecnologia".
Katherine Exss Cid
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Designer gráfico PUCV, MA em Design de Informação pela Universidade de Reading, Reino Unido. Atualmente cursando o doutorado em Arquitetura e Urbanismo na Universidad del Bío-Bio, no Chile. Possui mais de 10 anos de experiência profissional projetando produtos e serviços em equipes multidisciplinares, combinando diferentes estratégias, métodos de pesquisa e observação para inovação em empresas nacionais líderes. Atualmente é professora permanente de graduação e pós-graduação na Faculdade de Arquitetura e Design PUCV, onde participo de disciplinas da linha de design de interação e serviços, onde pesquiso na área de estudos "Forma, Cultura e Tecnologia". Fundadora e co-líder local da Associação Mundial de Design de Interação IxDA Viña del Mar.