November 10, 2021
15:10
Participação, concepção e inclusão: Processo de co-design de tecnologia com pessoas com Deficiência Intelectual
Rosario Muñoz Araya, Katherine Exss Cid
A maioria dos métodos mais utilizados nos processos de concepção ou co-design não são cognitivamente acessíveis a uma população envelhecida ou intelectualmente incapacitada (DI). Para criar instâncias participativas considerando esses grupos precisamos repensar nossos métodos e processos de design, de modo a reduzir as barreiras ou obstáculos que limitam a participação desse público. A seguinte palestra apresenta um processo de pesquisa inclusiva realizado em 2020, no âmbito do projeto de pesquisa Fondecyt: “Novos desafios para a Educação no Chile: Suportes para uma vida independente de adultos com deficiências intelectuais ou de desenvolvimento”. Será apresentada a experiência do estudo utilizando PiX (Interaction Scores) como método acessível de co-design, com o objetivo de cocriar suportes tecnológicos para a vida independente de adultos com deficiências intelectuais no Chile. A palestra mergulhará na importância de coletar a voz das comunidades com DI, de modo a incorporar novos pontos de vista no processo de design e cocriar artefatos e serviços acessíveis, considerando a participação ativa desta comunidade.
Rosario Muñoz Araya
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
A Rosario é designer de objetos com especialização em design de interação na PUCV. Atualmente cursando mestrado em Arquitetura e Design sob a pesquisa "Forma, Cultura y Tecnología" na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile. Nos últimos anos, acumulou experiência em trabalhos multidisciplinares, desenhando estratégias para o desenvolvimento criativo no campo da acessibilidade e material gráfico para projetos educacionais estatais. Assistente de pesquisa no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da PUCV, onde colabora nas atividades do projeto de pesquisa FONDECYT "Nuevos desafíos para la Educación en Chile: Apoyos a la vida independiente de adultos con discapacidad intelectual o del desarrollo".
Ailén Cabaleiro
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Ailén Cabaleiro é formado em Comunicação Social, especialização em Teoria do Design da Comunicação e mestrando em Dicom UBA. Ela trabalhou como coordenadora da área de Empreendedorismo e Laboratório Social do Governo da Cidade de Buenos Aires. Atualmente, é UX Research no Banco Galicia.
Alejandra Molina
Service Designer - Organization of Organizations
(They - Them)
Alejandra Molina é Designer Gráfica e Especialista em Teoria do Design da Comunicação na DiCom UBA. Possui mais de 7 anos de experiência trabalhando em governos e bancos, atualmente ela é UX Analyst na Flux It.